A Academia da Pena foi criada através do “Plano de Revitalização da Igreja da Pena” - um plano de valorização cultural, pastoral e artístico que visa a valorização da Igreja da Pena.

A Academia da Pena é parte integrante do Centro Social da Pena, IPSS, e dá cumprimento ao Artigo 2º dos seus Estatutos através do desenvolvimento de actividades de cariz pedagógico, social, cultural e artístico.

Criada em Setembro de 2024, após autorização do Patriarcado de Lisboa, assinala o início da segunda fase do “Plano de Revitalização da Igreja da Pena” e conta, inicialmente, com seis planos formativos, três deles inovadores no panorama pedagógico não superior português: Música Antiga, Música Sacra e Fado, bem como 13 disciplinas e instrumentos.

Antes de tudo, Academia - nos múltiplos sentidos etimológicos e filosóficos da palavra - pode resumir-se a local de encontro e crescimento. A escolha do nome, Academia da Pena, dispensa o uso de complementos que direcionem para o ensino da matéria X ou Y. Dispensou-se o uso de Academia de Música da Pena para evitar se redutor na abordagem, mesmo estando cientes que, inicialmente, seria este o métier principal. Academia, como lugar de encontro, de partilha, de saber. Da Pena para fazer jus à sua sede, a Igreja da Pena, a colina da Pena, a antiga freguesia da Pena. Academia da Pena como lugar, mas não apenas como lugar físico, como projecto, como realidade.

A Academia da Pena é um espaço de convergência, encontro e crescimento. A sua missão é o desenvolvimento artístico, humanista, cultural e espiritual do indivíduo. Para além da formação base e contínua, a Academia promove outras actividades com vista à prossecução da sua missão, tais como masterclasses, oficinas, workshops, palestras, conferências, exposições, concertos, etc.

Acreditamos que este projecto se possa tornar uma referência no plano cultural e pedagógico, primeiro a nível local, depois nacional e internacional. A aposta em três sub-projectos inovadores - Fado, Música Sacra e Música Antiga - permitirá que a Academia se destaque no plano internacional durante a próxima década.

Pautamo-nos pelo rigor, pela criatividade, pela inovação e ousadia. Os nossos valores refletem as atividades que realizamos e a forma como lidamos com o dia-a-dia da Academia.